sábado, maio 28, 2005

Espanha e Braga

Já não se escreve aqui sobre Espanha há alguns tempos. Mas sempre se pode voltar ao tema. É o que vamos fazer. E hoje sobre a reforma dos vários estatutos autonómicos, em curso. O que mais recentemente se desenhou foi o do País Valenciano, capital Valencia, províncias de Alacant, Castelló e Valencia. Terra de fala catalã, embora oficialmente dito “valenciá”. O País Valenciano, hoje autonomia já com governo e parlamento, requere ser reconhecido como uma nacionalidade histórica. Valencia vai ter a sua própria gestão financeira, e de impostos, e a última instância na justiça será em Valencia e não em Madrid. Julgo que progressivamente estes postulados irão espalhar-se a toda a Espanha. Ou seja, sejamos claros, em relação à maioria dos itens que definem o convívio em sociedade os espanhóis vão deixar de viver em igualdade. Vai sim haver igualdade entre os catalães, entre os navarros, entre os aragoneses, entre os galegos. Como no meio disto tudo haverá ainda um orçamento central espanhol que gerará e gerirá transferências Madrid-Autonomias, teremos sempre este item para nos divertirmos a criticar tudo e todos e argumentar sobre os “desequilíbrios históricos” e as “dívidas históricas”.
E Espanha ? Talvez a culpa seja efectivamente de Franco, que ao grito de “Espanha Una” perverteu toda a noção de unidade territorial que muitas periferias podiam permitir. Ou os Austrias, ao criarem uma capital do nada – Madrid – cujo projecto em 500 anos sempre foi alimentar-se de um país para ser grande. Nunca ouvi ninguém queixar-se dos “Castelhanos”, mas sim dos “Madrilenhos”. E Madrid ? Vai ser também uma nacionalidade histórica ?
O Arcebispo de Braga, no seu afã para ser mais importante que o seu rival de Compostela intitula-se historicamente Primaz das Espanhas, título tido muito antes da Espanha una existir. E talvez fosse esta a solução, chegar à conclusão de que Espanha não é uma mas muitas entidades, as que aconteceram no território da Hispania, irmãs, primas, o que queiram, a Espanha Galiza, a Espanha Catalunha, a Espanha Castela, a Espanha Portugal, até (Braga é “cá”, certo ?). E ficávamos assim com a monarquia ou a república “das Espanhas”... Com ou sem Portugal, tanto faz. Em questões económicas, a Catalunha dentro de pouco é mais autónoma de Madrid que Portugal, portanto...
Y despues mejor dejarlo, que hay cosas de mas importancia con que...

Etiquetas: