segunda-feira, maio 23, 2005

Zoo da Maia

Não o conhecia, o zoo da Maia. Mas uma insistência da minha filha levou-me até ele. Não volto. Não é um jardim zoológico. É uma feira, uma espécie de arraial minhoto, onde acontece estarem presos trezentos animais, lá pelo meio. Pertence à Junta de Freguesia da Maia e só este facto talvez já explique muita coisa. Lá cartazes explicativos, de advertência, etc., não faltam. Supnho que estão lá porque a legislação exige: em Abril deste ano uma directiva comunitária passou a ser lei portuguesa, proibindo a exibição comercial de animais. Os zoos tiveram que se reconverter e passar a ter um cariz didáctico-ecológico. Só que estas roupagens assentam mal ao zoo da Maia. Dezenas de cartazes pedem às pessoas para não dar amendoins aos animais. Debalde. O fundo das jaulas é um mar de cascas de amendoim, cuja venda é o sustento de uma idosa que está à entrada do recinto. Alguns jovens optam pelo plano b) que é atirar o amendoim ao bicho. Os leões (2 leoas e 1 leão) vivem num fosso de cimento. Ao lado do fosso estão uns matraquilhos e logo a seguir uma cafetaria. Por ali passa regularmente um pequeno comboio. Aliás todos os felinos - e são bastantes - estão em espaços exíguos, inferiores aos que eu me lembro de ver em Sete Rios há 30 anos, na minha 1ª visita ao zoo de Lisboa. Portanto, paz e sossego não há para os pobre animais, já que espaço também não calhou. Meia dúzia de gibões vivem numa ilha de 8 metros por 6 cons uns paus ao alto. Assim, como explicar a uma criança o que é um gibão ? A magia dos seus dedos, dos seus braços, a pura poesia do seu viajar no alto ? O orangotango Sansão é famoso pelas catotas que tira do nariz. Raio de nome para o bicho, mais triste... numa jaula de vidro.
Depois há um pavilhão chamado "Arca de Noé", dito de espécies em perigo de extinção, na prática uma colecção de tarântulas e cobras. Não podemos bater nos vidros nem usar o flash, para não perturbar. Certo. Mas os pobres répteis têm que escutar o chinfrim do espectáculo circence das "foquinhas da Maia" três vezes por dia, ritmo techno, pois acontece paredes meias. E no meio disto uma gineta, bicho lidíssimo, com um espaço de 2 metros por 1,5 por 1,5.
Muito se falou do leão do Palácio de Cristal. O zoo da Maia não é muito diferente. E faz a quinta de Sto Inácio, em Gaia parecer um paraíso, ou pelo menos um purgatório discreto, comparado com este inferno.
Claro que faço uma ressalva para alguns funcionários bem intencionados que neste zoo existam. Mas não desculpo. Percebo que este parque de diversões é um orgulho "bacoco" da Maia. Mas o zoo da Maia ou muda radicalmente, ou deve fechar.

Etiquetas: