domingo, julho 10, 2011

A importância das palavras em Marisa Monte ou... "Vamos nos permitir"

O meu gostar de Marisa Monte tem a lógica normal e corrente que nos leva a gostar de determinadas canções: elas funcionam como hinos pessoais. Todos temos estes hinos. Um sinal dos anos é perdermos a "liberdade" de os/nos cantarmos. É triste mas é assim. A condução solitária no meio do trânsito é das melhores ocasiões para voltar atrás e gritar "aquela" canção. Recomendo vivamente. Anexo agora aqui alguns pedaços de escrita nas canções de Marisa Monte. Muito - mas não tudo - é de Arnaldo Antunes. Também da prória Marisa, de Carlinhos Brown, de Nando Reis. Of course, nothing personal, just great songwriting, ok?


"Todo o dia de manhã / Enquanto eu tomo o meu café amargo / E ainda boto fé / De um dia te ter a meu lado // Na verdade eu preciso aprender"


"Até parece / Que não lembra que não sabe / O que passou / Nao faz assim / Não faz de conta que não pensa / Em outra chance pra nós dois / Olha pra mim / Não me torture, não simule / Não me cure de você / Deixa o amanhã dizer"


"E no meio de tanta gente eu encontrei você / Entre tanta gente chata sem nenhuma graça / Você veio"


"Eu vejo a vida melhor no futuro / Eu vejo isto por cima do muro / De hipocrisia que insiste em nos rodear / Eu vejo a vida mais farta e clara / Repleta de toda satisfação / Que se tem direito / Do firmamento ao chão"


"Eu vejo um novo começo de era / De gente fina elegante e sincera / Com habilidade pra dizer mais sim que não"


"Vamos nos permitir" 


"Anoiteça eu e amanheça eu"


"Para você o que você gosta diariamente"


"Pode ser o desabotoado céu"


"Eu não sou da sua rua / Eu não falo a sua língua / A minha vida é diferente da sua"


"Procuro explicar o meu sentimento / E só consigo encontrar / Palavras que não existem no dicionário / Você podia entender meu vocabulário / Decifrar meus sinais, seria bom"


"Eu quero aquilo que não tenho / Tenho tanto a fazer / Eu faço tudo pela metade / Eu não percebo / Falo muito palavrão / Eu falo muito mal /  Falo muito mesmo sem saber o que estou falando / Eu falo muito bem / Eu minto"


"Um dia eu vou estar à toa / E você vai estar na mira / Eu sei que você sabe / Que eu sei que você sabe / Que é difícil de dizer / O meu coração / É um músculo involuntário / E ele pulsa por você"


"E o que passou, calou / E o que virá, dirá"


"Os anjos que me carregam / Os automóveis que me cercam / Os santos que me projetam / Nas asas do bem deste mundo / Carrego um quintal lá no fundo / A água do mar me bebe / A sede de ti prossegue"


"Em alguns instantes / Sou pequenina e também gigante / Vem cara, se declara / O mundo é portátil / Para quem não tem nada a esconder"


"Lá o tempo espera / Lá é primavera / Porta e janelas ficam sempre abertas / Pra sorte entrar /Em todas as mesas, pão / Flores enfeitando / Os caminhos, os vestidos, os destinos / E essa canção"