quarta-feira, maio 13, 2009

Uma absolvição noticiada pelo JN

"O vice-presidente de Valentim Loureiro na Câmara de Gondomar e ex-lider do Gondomar Sport Clube, José Luís Oliveira, foi absolvido, pelo Tribunal de Fafe, da acusação por crime de corrupção activa desportiva.
Absolvido foi também o árbitro Licínio Santos, nomeado para o jogo Fafe-Dragões Sandinenses, da época 2003/04. O tribunal considerou não provada a corrupção nem a tentativa.
A sustentar a acusação estavam escutas telefónicas. José Luís Oliveira conversou com Licínio Santos sobre a possibilidade de a actuação da arbitragem prejudicar o Dragões Sandinenses, o principal rival do Gondomar SC na corrida pela subida à Liga de Honra, naquela época.
No decurso da conversa, em que terá sido dito que se "a malta do Fafe ganhasse não se perdia nada", o vice de Valentim Loureiro fala num " lanchezinho " para o árbitro. "Depois a gente combina", terá explicado.
O jogo, disputado a 21 de Setembro de 2003, em Fafe, terminou empatado a um golo. No dia seguinte ao encontro, a PJ apanhou uma segunda conversa entre o dirigente e o árbitro.
O tal " lanchezinho ", alegadamente combinado entre Oliveira e Licínio Santos, terá acontecido no início de Janeiro de 2004. Foi no restaurante "Margem Douro", em Gondomar, e a ementa terá sido lampreia.
Este era um restaurante bastante frequentado pelos dirigentes e árbitros que apitavam os jogos do clube local.
Para os dois acusados, ao abrigo do decreto-lei que pune a corrupção no desporto, o Ministério Público propunha uma sanção acessória de suspensão do exercício de funções por entre dois a seis meses."

Etiquetas: , , ,