quarta-feira, outubro 10, 2007

Liencres e o pinhal de entre Furadouro e Maceda



Liencres é uma belíssima (e ventosa) praia cujas dunas - local de gay dating muito aparente - são protegidas como Parque Natural. Este estará mais dedicado à zona arborizada do que propriamente ao interessante cordão dunar, talvez por este se encontrar muito mais... "humanizado", vidé ref. acima.
O rio que se vê desaguar ali é o rio Pas, que umas dezenas de kms antes dá nome ao vale onde se confeccionam os deliciosos "sobaos pasiegos". Na peça do puzzle do meandro que penetra em direcção ao pinhal o Governo Regional fêz um golf de 9 buracos. Discutível... to say the least.



Sugiro a comparação da extensão da cobertura dunar por pinhal em Liencres com a extensão de pinhal plantada - também sobre dunas - em finais do séc. XIX entre o Furadouro e Maceda. Parque quê? A altura das imagens do Google Earth é a mesma. Este nosso pinhal, conhecido popularmente pela "Mata", era aqui há uns anos centro de prostituição e abundante. Lembro-me de num giro matinal (e pueril) pela conhecida como "Estrada da Mata" há aprox. dez anos ter visto uma dezena de prostitutas a dormir no meio dos pinheiros, imagem que não deixava de ter o seu quê de poético...

Etiquetas: ,