domingo, agosto 12, 2007

O famoso homem do cabelinho...


Demora a ganhar uma opinião definitiva sobre Paulo Bento enquanto treinador. Fui dos últimos a abandonar o José Peseiro. Aliás julgo que o treinador ideal seria talvez um misto de José Peseiro e Paulo Bento. Às vezes, só às vezes, o Sporting de Peseiro produziu jogos fantásticos, jogos como o Sporting de Paulo Bento nunca produziu. Os jogadores eram outros? Rochemback-Veloso; Barbosa-Romagnoli; Viana-Moutinho…
O ano passado houve um Porto-Sporting fundamental para o título, onde Paulo Bento não teve a ambição para ganhar. E uma equipa não consegue ter mais ambição do que aquela que o seu treinador lhe pede, ou lhe transmite como sua. Talvez Paulo Bento intimamente soubesse não ter realmente equipa para um título, assim pensasse em conversa com o seu penteado, absorto na sua midríase. Um treinador tem que saber mentir. E um treinador tem que saber sonhar. Peseiro era – bastava olhar para ele – um sonhador nato. Infelizmente completamente incapaz de a partir de determinado momento fazer a equipa partilhar os seus sonhos.
Paulo Bento sabe onde está o Sporting neste momento. Esteve todo o torneio do Guadiana "à espera do Ismailov". Agora, amigo Paulo, já que me telefonaste um destes dias, aproveito para te perguntar, pois cortaste logo a chamada: o meu sonho de sportinguista, onde está?

Etiquetas: