domingo, agosto 12, 2007

Porto 0 Sporting 1


Já o ano passado foi assim, tem-se sempre dúvidas sobre se Jesualdo Ferreira sabe o que fazer com o plantel que lhe é oferecido E a piada do “lavar os dentes” não correu desta vez bem ao homem que ontem jogou com a equipa do ano passado estilo “Pepe, Lucho e Anderson” lesionados…. Como no ano passado, quando o Harry Potter/Quaresma não resolvia a coisa, a coisa não saia. Não saiu. Três bolas ao ferro são… três bolas ao ferro.E isto perante um Sporting muito mais fraco do que no ano passado.


E agora vamos ao Sporting – que é quem nos interessa mais. Falta o Nani? Falta, mais os seus piques e o respeito que impunha ao adversário. Falta o Tello? O do ano passado sim. É todo um lado de ataque que desapareceu. Um mar de assistências numa equipa que marca pouco e com dificuldade. Viu-se. Liedson não teve uma bola de jeito. Derlei aliás, sempre mais directamente lutador, ainda mostrou algum serviço. João Moutinho pareceu sempre algo perdido, ele que não é extremo e vê-se que nota a distância de Miguel Veloso em relação ao ano passado, e a distância de pensamento que existe ainda com Ismailov. Romagnoli sim existiu, mas desapoiado. É bom, não é um génio. A lógica de carrossel, que vem dos tempos de Peseiro e que Paulo Bento às vezes usa, obriga a que os jogadores se conheçam muito bem, sejam muito móveis, e que tenham uma boa base de apoio, pois o risco ao perder a bola é grande. Ismailov virá de uma escola de jogo posicional, mais estática. E Veloso está lento. Outra coisa: estamos sem laterais, não é? Abel é o que é, e Ronny também. Gladstone provavelmente acabará por tirar o lugar ao Tonel.
Este Sporting só tem portanto uma forma de jogar bem, que é a do carrosel e tabela ou falta para golo de Liedson ou – deus queira – Derlei. A alternativa é a das bolas compridas e nim ressalto nunca se sabe... brilhante para um pretendente a campeão. O Sporting não tem alas. Por isso, suponho, P Bento tem insistido tanto em Abel e Ronny. Um ano desses hão de aprender a centrar…
E o banco? Vukcevic ainda não vi, é importante perceber se é alternativa credível a alguém do carrossel… Purovic e Djaló, do 1º nada conheço. Do 2º, mais um caso de difícil gestão de uma maturidade ainda por vir, por agora, suplente natural ora de Derlei ora de Romagnoli, consoante o vento da jornada. Equipa curta esta, meus senhores, que com duas ou três lesões ficará um destroço. Farnerud e Paredes servindo… para estar no banco. E agora foi o André Marques lesionar-se em Leiria…
A ver vamos, obrigadinho Ismailov já agora. Mas este Sporting vai ter dificuldades ahem, com equipas com alguma imaginação como… o Beleneneses, o Braga… e obviamente terá dificuldades em pontuar – já não digo passar à fase seguinte – na Liga dos Campeões.


O Porto precisa claramente de outro treinador. O Sporting de reforços.

Etiquetas: