sábado, outubro 14, 2006

2008 Europeu de Futebol


Dentro da maneira de criar uma equipa por Scolari, qualquer transição é difícil. Uma equipa "à Scolari" é como um clube com um só patrão, ele. Os seus jogadores/súbditos/filhos são defendidos com unhas e dentes. E da união nasce a força. Este esquema explica alguns jogos que Portugal fez sob Scolari (eg. vs. Holanda Mundial 2006) - como "só ele" os podia vencer.
O reverso é ser um grupo assim bastante fechado a novidades, e tardio a compreender as suas fraquezas. Não é um grupo dinâmico. Por outro lado convenhamos que Scolari às vezes inventa. E quando inventa, as mais das vezes erra.
Vejamos a coisa polaca 4ª feira passada. Pôr Petit a fazer de Maniche não lembra ao diabo. Não perceber que Costinha parece já ser carta fora deste baralho é outro detalhe importante. Juntar a isto uma defesa órfã de Jorge Andrade e de Fernando Meira, e o caldo está servido.
Não sei se Smolarek tem o email do "Filipão" mas uma palavra de agradecimento impunha-se.
E para a frente? A nossa selecção continua a jogar como se o Pauleta ainda lá estivesse, quando agora a coisa é outra. Assim como assim, porque não mecanizar a coisa para um Hugo Almeida, ou parecido? A única vez em que a coisa resultou rasteira, aos 92', o Nuno lá marcou golo. Centros e mais centros para o Nuno Gomes a ver passar não é plano para ninguém. E depois a cabeça deste treinador não parece estar atenta ao campo - tirar Deco quando ele está a aparecer e manter Ronaldo quando ele está ausente não tem lógica. Nani podia perfeitamente ir para o lugar do CRonaldo fazer o que muito bem faz no Sporting, entrar de fora para dentro, etc., etc.
Finalmente a confiança em Maniche, um dos MVP's do Euro 2006 e um homem dos grandes jogos, era tanta que só entrou a 8' do fim.
Scolari já ganhou para nós alguns jogos muito importantes (outros jogos foram ganhos sim mas por aqueles jogadores, lembram-se?). Este, foi ele que o perdeu. E os "erros infantis" só a ele pertencem.
PS.: não ponham mais Ricardos na defesa de Portugal, que até o R Carvalho já teve melhores dias...

Etiquetas: