quarta-feira, agosto 30, 2006

Twilight (aka The Magic Hour) filme de 1998 by Robert Benton


"[Harry turns away when he sees Catherine swimming nude.]
Catherine Ames: Honestly, Harry. Did you see me in "The Last Rebel"?
Harry Ames: Yeah.
Catherine Ames: And you saw me in "The End of Desire"?
Harry Ames: Yeah.
Catherine Ames: Then I think you've seen everything there is of me to see.
Harry Ames: I also remember a movie your husband made. He shot 12 guys with a 6-shot revolver. I ain't gonna argue with that kind of marksmanship."

Robert Benton foi o argumentista de Bonnie & Clyde, o filme que ofereceu Faie Dunaway e o realizador Arthur Penn à história do cinema. Depois fez um interessante 1º filme em 1977, The Late Show, sobre um detective não muito novo. Foi o seu melhor filme até hoje, talvez, mas de vez em quando R Benton ainda nos oferece food for thought.
Este filme, Twilight, passa-se em LA. E nota-se. No filme participam Paul Newman, Gene Hackman, Susan Sarandon, James Garner, Stockard Channing. É difícil escolher um cast mais rico. E disso vive o filme, com uma história de amores, dívidas morais e chantagens que nem sempre arranca para um ritmo adequado.
Lento, enrolado, confuso, R Benton já escreveu e dirigiu melhores argumentos. Apesar do diálogo acima.Mas não interessa: ali está Paul Newman. Eu sei que não vou conseguir envelhecer como ele. Mas tenho pena. O filme é dele, o ex-polícia ex-detective Harry Jones.. E das suas relações com os outros actores todos. S Sarandon/Catherine, o amor distante; G Hackman/Jack, o amigo-patrão-marido da que se quer; J Garner, um igual em espelho, outro underdog elegantemente desenhado; e por aí adiante. Todos os personagens ganham vida com ou contra P Newman/Harry. He is not pale but a tanned rider, e leva o seu desiderato moral até ao fim, sabendo-se conduzido a fazer coisas de que talvez não goste. Sobre os dois velhos mais admiráveis de Hollywood, Eastwood e Newman, podeiria escrever e escrever. No fim Newman doesn't get the girl but at least gets one... assim é que é, cowboy!
Enfim é um filme de e para LA, de e para Hollywood, Santa Monica, Malibu, Beverly Hills, todos esses sítios. E não é um bom filme. Não interessa: os actores são óptimos.

"Jack Ames: Fuck you.
Harry Ross: Just me? Not the horse I rode in on?
Jack Ames: Him too."

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Sr Blas said...

Coincido contigo: la película no me gusta pero sí sus actores. De todas formas para mi la última gran interpretación como protagonista de Paul Newman es la del abogado quemado y alcohólico de "The Verdict", dirigida por Sidney Lumet en 1982. Te la recomiendo efusivamente.

10:03 da manhã  
Blogger William said...

Nesse filme está Charlotte Rampling, não esqueçamos... sabias q o argumento é de David Mamet? Eu não sabia.
De qq forma P Newman ainda fez aquela sequel do Scorcese com o T Cruise... e li que Nobody's Fool de 94, de R Benton e tb com Newman é bem melhor...

7:24 da tarde  
Blogger Sr Blas said...

Sabía que el guión es de David Mamet, mejor guionista que director de cine...
El papel de Newman en The color of money es secundario (el hecho de que le diesen el Oscar al mejor actor secundario por esta película es un absoluto insulto a nuestra inteligencia...) y creo que no brilla a la altura de "The Verdict". En "Nobody´s Fool" esta fantástico, es verdad, pero me sigo quedando con el abogado borracho, puteado y desencantado con su profesión de The Verdict (será que me veo identificado? Tengo que dejar de beber...o cambiar de profesión...o las dos cosas...o ni sí ni no si no todo lo contrario...)

2:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home