quinta-feira, maio 25, 2006

Sen to Chihiro no Kamikakushi


"A Viagem de Chihiro" é um filme de animação japonês para crianças datado de 2001. Pertence aos estúdios Ghibli e o seu realizador chama-se Hayao Miyazaki.
No Japão as suas receitas de bilheteira ultrapassaram o "Titanic". Pelo contrário, no Ocidente este filme acumulou prémios em festivais e elogios da crítica. Os filmes da Ghibli são distribuidos overseas pela Disney...
Efectivamente é uma obra-prima, um filme sem defeitos. Fora do Japão possivelmente já ninguém desenha filmes assim, nem a Disney, depois de "Bambi".
Por outro lado, o facto de o filme ser visualmente luxuriante não impede que tenha uma história viva, bem corrida, e cativante do princípio ao fim. É uma fábula mágica bem à japonesa, com moral e tudo, cheia de peripécias e provações para a pequena Chihiro, cujo trunfo para vencer (e sobreviver) é a persistência e o amor. Como aqueles velhos contos nossos, tem também situações assustadoras, monstros quanto baste, e gente maldosa com vastos poderes. O bem ganha no fim, mas foi por pouco...
Hayao Miyazaki fez antes televisão, e filmes menos importantes. Começou a ser conhecido no Ocidente com a "Princesa Mononoke", e mais recentemente apareceu com "O Castelo Andante". Se rival tem, será japonês e não o conheço. Não há animação computorizada que se lhe compare.
Este filme é duas horas de pura poesia visual.

Etiquetas: