sexta-feira, dezembro 23, 2005

LaCama e a Divisão Azul

 

Na Calle División Azul nº 8 de A Coruña fica um "smoke free coffee shop" que dá pelo nome de LaCama. Pertence a uma amiga argentina de uma amiga nossa, e é um espaço lindíssimo. Tem não só a obrigatória cama como também muitos outros detalhes decorativos que indicam re-visita obrigatória. Por ex., o tecto do wc masculino, isso mesmo, enquanto segurais a... porque não uma visão pastoril! Já agora, até ao fim do ano, julgo ali estão em exposição fotografias dessa nossa amiga. Muito bonitas, por cierto.
Mas como a cabeça não pára, logo perguntei: "Divisão Azul? Que Divisão Azul?" Parece que na 2ª Grande Guerra, mais de quarenta mil espanhóis, a maioria voluntários, juntaram-se aos alemães na invasão da Rússia. Tendo em conta o desfecho, quatro mil morreram, mais de oito mil feridos. Dois a três mil não quiseram voltar. A maioria sim. Foram muito bravos, têm uma fundação que perpetua a sua glória. E uma rua na minha cidade adoptiva. Como se pode ver pela fotografia, iam preparados para o frio... Posted by Picasa

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger Sr Blas said...

No conocías a la División Azul?
Y por cierto, te veo muy "españolizado"....hasta criticas a la COPE! (deporte nacional para millones de españoles).

8:47 da manhã  
Blogger William said...

Um amigo do pai da minha mulher, que (o pai e o amigo...) eu não conheci, pertenceu à Divisão Azul, pelos vistos, e foi preso pelos alemães por dar de beber a um prisioneiro russo... Outros tempos?

1:58 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home