sábado, janeiro 08, 2005

Paro em Espanha

Paro em castelhano quer dizer desemprego. Um exemplo de como o mercado laboral espanhol não se parece demasiado com o nosso é o do casal que ontem limpava as escadas do prédio onde ficámos estes dias de reis em espanha, casa de uma amiga. Ele e ela, bastante novos, sem qualquer tipo de uniforme ("Relimpa", "Não-suja", Vibrilho", etc), lá desciam as escadas a limpar, ele varria, ela passava a esfregona, cara bem simpática, novíssimos, parece que os pais às vezes vêm ajudar...
A enfermagem em espanha nem hesita em ficar doente: automaticamente algum colega desempregado que está na chamada "bolsa de parados" ganha trabalho, nem que seja por uma semana. E lembremos que espanha tem mais que o dobro de licenciados, em percentagem, que portugal. Um amigo meu corunhês que conheci em Gaia a fazer o internato médico de medicina interna finalmente entrou em espanha e, um dois anos mais novo que eu é interno de 1º ano de radiologia em Vigo. E reclama ter sorte. Uma amiga da minha esposa que eu conheci à uns dois anos é médica substituta (de quem for preciso...) há mais de dez anos. Todos os verões se desloca de armas e bagagens para o sul de espanha a permitir as férias de alguém, e a tratar ingleses, alemães e portugueses, claro. Ao falar com ela apercebi-me que ela já só vagamente era médica, dez anos "currando" sem actualizações, leituras, nada, mercenária da medicina, vivendo no limiar de uma saída ou de uma catástrofe, não usando as nossas gírias ou raciocínios, perdido todo e qualquer panache de dr, se alguma vez o terá tido. Hoje ainda um vizinho meu, adicto ao risperdal falou-me de como era bom espanha, etc, ao afonso henriques deviam ter partido as pernas enquanto era tempo...
Claro que em espanha o sindicalismo ainda existe, aqui e ali ainda se luta - tenho um cunhado que é sindicalista - mas uma sociedade com mais de 10 % de "parados" não pode estar bem.

Outra coisa é todos trabalharmos (a vender alguma coisa a alguém sem saber o que vendemos nem para quê), recebermos quase nada e depois sairmos do trabalho e para ir comprar à montra ao lado, sem sair do centro comercial (há vida lá fora ?), que pena termos que ir dormir a casa, tudo que é importante há no centro comercial, o resto é nada, o mar até se vê do parque de estacionamento, portanto... Portugal está muito melhor, pois está.

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

El paro comienza ahora en España.....

8:09 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home