terça-feira, junho 29, 2010

Portugal 0 Espanha 1

"Que farei com este gajo? Que farei com este gajo?" Isto, referindo-se a Cristiano Ronaldo, deve ter pensado Carlos Queirós durante os 90 minutos da partida contra Espanha, esta, a tal, em que jogando com dez até nem nos portámos mal. Scolari provavelmente teria substituido CR7 aos 58'. Queirós nâo, e decapitou a equipa tirando Hugo Almeida. Talvez com esta substituição, e porque o futebol tem memória, Hugo Almeida tenha ficado para a história do futebol português. Duvido que afinal CR fique tanto tanto tanto quanto isso. Pf acabem com aquela história do melhor jogador português de todos os tempos.
E a equipa até estava equilibradinha. Tiago em vez de Deco (sim senhor!), e Raul Meireles e Pepe. Ricardo Costa à direita porque, como decidir entre Paulo Ferreira e Miguel? Eduardo a sedimentar o seu posto na baliza, que agora ficou definitivo. E o jogo, meio parvoice meio nervo, lá se foi equilibrando. A Espanha estava "desenganchada". De CR, nem vê-lo. Um portento, Portugal a jogar com menos um. Os espanhóis desanimavam, para recuperar ânimo iam roubar a bola ao CR, parecia fácil.
58': "Que farei com este gajo?" Vai daí Queirós tira o nosso único avançado e põe Danny a jogar , mandando o CR para a frente: "talvez o gajo a ponta-de-lança faça alguma merda, eu ainda ontem estive a ver uns vídeos dele dos tempos do Manchester...". Ná, népia! Nem sinal! Del Bosque pelo contrário surpreendeu e meteu Llorente, o resto é história. Uma equipa sem patrão, sem dono, não remontava esta Espanha, nem que o jogo tivesse 200 minutos.
Esclareça-se: Queirós sabe mais futebol do que Scolari. Eu também, diga-se de passagem. Mas só Scolari seria capaz de substituir o jogador mais caro do mundo por não estar a fazer um caralho há uma hora. O treinador e a equipa estão de parabéns, perderam com a Espanha só por 1-0 e a jogar com dez! Se fosse com onze, como a Suiça, para não ir mais longe, se calhar até tinhamos ganho! Mas... eu tenho estado a falar bem do Scolari? Não, porque até foi ele que pôs o CR a capitão - uma estupidez que já dura há demasiado tempo. No fim nada, fica prá próxima, Ricardo Costa lá coleccionou mais uma expulsão, os meus cumprimentos ao Cardoso.

O futuro é assim: falta-nos um defesa direito e sobra-nos um CR. Resolvidos estes dois problemas, temos equipa para o Europeu. Queirós ficar, sair? É igual: falta-nos um defesa direito e sobra-nos um CR.

P.S.: não posso deixar passar esta subtil homenagem a Saramago ("Que farei com este livro?" - peça de teatro sobre Camões): vai-se-nos o Nobel, o CR7 desfaz-se em fumo... "fumos da índia"!...