quinta-feira, novembro 26, 2009

John Updike

Biópsia com Agulha 22/12/08


Bendito seja o Valium em nome de Jesus:
uma biópsia com agulha dirigida por TAC mandou-me
para um beco sem saída feliz, um desvio não
despegado da consciência, mas docemente separado dela -
ouvi máquinas e técnicos murmurando sobre mim -
um tubo suave em que eu fiquei seguro e quente,
pensando pensamentos criativos, tão, tão intensos como
no meu vigor agora ido. Floresciam os planos e os sonhos.

Tudo ficaria bem, sentia eu, todas as coisas, tudo.
A agulha, cuidadosamente manejada, estava em mim,
para lá dor, dirigida a uma glândula ad-renal.
Não esperara encontrar, neste lugar brilhante, uma paz
tão solvente. Dias depois, de forma casual, chegaram
os resultados: na biópsia, a glândula mostrava metástases.


in Ponto Último e outros poemas, trad. Ana Luísa Amaral