terça-feira, outubro 27, 2009

Memória Futura

Eis porque faço isto. E estou de férias. Pequenas mas férias.

27

Sly & Robbie 1999 Drum & Bass Strip To The Bone



segunda-feira, outubro 26, 2009

26

2007 João Paulo Memórias de Quem - fantástico pianista de jazz!


04 Durme.mp3

Louçã PS-look-alike.

"Quem está em situação de saúde com risco deve ser prioritariamente vacinado, mas quem tem também muito contacto com outras pessoas deve aceitar a vacina, o que faço com todo o gosto, porque creio que é também uma responsabilidade combater esse alarmismo e dar o exemplo."
Hummm...não parece aquela conversa de chacha típica dos socialistas - qualquer socialista era Sócrates - hã? Enfim, para que preciso eu do exemplo dele? Eu queria era a vacina dele para alguém que necessitasse mais do que ele...

domingo, outubro 25, 2009

A campanha de vacinação política

Porque houve escutas, e todos nós sabemos que houve, eu se fôsse ao Cavaco desconfiaria da vacina anti gripe A que lhe vai ser ministrada, não vá uns dias depois ele começar a alterar a sua atitude em relação ao governo e começar a ter comportamentos automatizados de concordânca total e absoluta e começar a sentir em si ânsias de produzir dicursos inflamados de apoio ao 1º ministro, etc....

P.S.: a malta do PC e do Bloco de Esquerda também via aceitar s vacinas da vergonha, ou pelo contrário vai distribui-las a operários e pescadores com problemas respiratórios ou obesidade mórbida?

sábado, outubro 24, 2009

Jogada de antecipação escolar na Sra. da Hora

"Exmo Sr.Encarregado de Educação:

Venho por este meio alertá-lo para o facto de terem aparecido piolhos na cabeça de alguns alunos desta escola, pelo que solicitamos que tome as devidas precauções em relação ao seu educando.

Senhora da Hora,
30 de Outubro de 2009

A Directora
(ilegível)"

quinta-feira, outubro 22, 2009

23

E os Jazzanova em versão própria, transfigurada, Of All The Things, 2008.
Bom fds.



22

Heaven 17, anos 80, os rapazes que ressuscitaram Tina Turner, por ex.


21

Fairport Convention, Liege & Lief



20

New Musik, From A to B, 1980, que anos aqueles...



19

Outra remix superior dos Jazzanova, esquecendo o erro ortográfico...



quarta-feira, outubro 21, 2009

Caim

Mas afinal quem é esse tal de Mário David? Ah, sim, é um Eurodeputado Português...

segunda-feira, outubro 19, 2009

Livros

Claudio Magris, Alice Munro e A. M. Pires Cabral no Leituras.

sábado, outubro 17, 2009

É verdade...

"Para efeitos práticos, é indiferente eleger Deus Pinheiro ou a minha mulher-a-dias. E é indiferente substituí-los, embora eu desconfie de que a minha Fátima, tão sensata e pontual, seria uma vantagem para o hemiciclo. Se precisarem do contacto, por favor, não hesitem".

João Pereira Coutinho, "Correio da Manhã", 17-10-2009

A Música das Esferas

CPC no Leituras - eis o meu esquema... de leitura... fácil e breve.

quinta-feira, outubro 15, 2009

16

Kassin+2, Futurismo, 2007.




15

Bob Marley, Survival, 1979.



14

Beck, The Information, 2006


13

Beastie Boys, 1986 - license to ill



12

Ben Harper no seu melhor em 1995.



terça-feira, outubro 13, 2009

Ermelo, terra violenta.

"O antigo couto de Ermelo teve primeiro foral dado por D. Sancho I, em 1106, e foral novo de D. Manuel, em 1514. Foi extinto em 1853, e integrado no concelho de Mondim de Basto, do qual é actual freguesia. Conserva ainda um pelourinho, levantado num pequeno largo da povoação, quase encostado a um dos muros do edifício da Junta de Freguesia local.

O pelourinho assenta em plataforma de três degraus quadrangulares de aresta, estando o térreo praticamente embebido no pavimento. O último superior tem as arestas superiores boleadas. A base da coluna é um singelo bocel, ou moldura de secção semi-circular, e nela encaixa o fuste, cilíndrico e liso. O capitel é semelhante à base, sendo encimado pela peça de remate. A base do remate é quadrangular e saliente, fazendo as vezes de ábaco. Após marcado estrangulamento (...)"

Toma, António Costa, é para ti (Lisboa).


Stairs, sun and broken window.


They were kissing here yesterday...


Kiss...


segunda-feira, outubro 12, 2009

Sem título.


Renova (-te).


domingo, outubro 11, 2009

Autarquias.

Antes dos resultados digo já: tudo como dantes, quartel-general ali pelo centro do país.

in HMP

"Só me conhece quem me sentiu as mãos."

João Pedro Grabato Dias

HMP

"De novo as sombras e as calmas
paisagens da noite vão gastar
o desenho do corpo, trair
a impossível certeza das palavras.
Erros no abandono da memória:
a noite, um início para o dia.
Nomes, vaga definição no tempo
das coisas. Corro por este
risco: ousadia hesitando entre
amor e textos. Teremos ganho
a frágil paz do silêncio? Devo
começar o ritual da noite, dentro
do seu azul estão quebradas
as formas do repouso."

Helder Moura Pereira, in Gestos de Miradoiro, De Novo as Sombras e as Calmas, Poesia 1976-1990.

sábado, outubro 10, 2009

Peace Nobel

Eis a oportuna visão do NYTimes sobre este prémio-surpresa que se "abateu" sobre Barack Obama.

sexta-feira, outubro 09, 2009

The long way home

Renegade Soundwave, New Musik, Silent Poets, Herbert, Rubén González, India.Arie, Ben Harper, Joey Negro, Koop, Stockholm Cyclo, Boards of Canada, Billy Bragg, The Dance, Edwin Starr (King Britt remix), UFO remixed by Jazzanova, Wendy & Lisa, Sheila E, The Jimi Hendrix Experience.

9

Outra vez Ashley Beedle dos Black Jazz Chronicles, agora num tema em piano solo - o meu Walkman sabe do que eu gosto...


8

Kuniyuki Takahashi, no seu disco de 2007 abre com a melhor música-ambiente, esta. Para o fim-de-semana...

7

Os Jazzanova remisturando para melhor um tem dos Truby Trio em finais do século passado.


6

P. J . Harvey em White Chalk, 2008.



Má tradução


Sinal dos tempos...

CPC-2

Clara, ouves-me ou quê?

quarta-feira, outubro 07, 2009

Somewherenothere

I remember when you came
I can just recall that day
Unexpected, undetected
If I'd have known I still would have done it.

So little time, so long to wait
A paradise, within your eyes
All the things I could tell you
All the things I could show you.

You're my waking thought
You're the smile on my lips
I dream I see your face
I see and dream of you.

You were safe and warm
I was in your hands
We were moved in time
To another space.

Somewhere, not here
Somewhere, not here
So, little time
So, little time.

You were safe and warm
I was in your hands
We were moved in time
To another space.

A thousand miles away
I'd like to fly to you.

I immerse myself
I dream, I see your face
I see, I dream of you
If you were here we'd watch
If you were here we'd see.

You're my waking thought
You're the smile on my lips.

You were safe and warm
I was in your hands
We were moved in time
To another space.

Somewhere, not here
I know you are somewhere, not here
You're my waking thought
You're the smile on my lips
Are you thinking of me
Do I invade your sleep
A paradise, a paradise
Within your eyes.

I remember when you came
I can just recall that day
Somewhere not here
Somewhere not here
Somewhere.

Alpha, ComeFromHeaven, 1997.

terça-feira, outubro 06, 2009

MNAA - 2.


—“ A little-known fact: A version of the Internet was invented in Portugal 500 years ago by a bunch of sailors with names like Pedro, Vasco and Bartolomeu. The technology was crude. Links were unstable. Response time was glacial. (A message sent on their network might take a year to land.)”

Esta introdução à exposição, retirada de um brilhante artigo do NYT escrito sobre a apresentação americana da mesma pede, assume, atiça a possibilidade de que esta exposição, esta montra fantástica de tempos portugueses supinos, fôsse algo mais do que a mera enumeração visual de umas dezenas de troféus. Afinal enganei-me.

Está a exposição Encopassing The Globe, etc., no 1º piso do MNAA, Rua das Janelas Verdes, Lisboa. O catálogo é 40 euros, há um guia “rápido” para as peças principais por euro e meio. Recebe-nos no R/C um padrão quinhentista e uma senhora idosa muito simpática a informar, acha ela. Depois, no 1º andar, completamente abandonados à sorte dos visitantes, as peças.

Não querendo comparar esta exposição com a de Darwin na Gulbenkian, obviamente na minha opinião muito menos rica no que diz respeito ao material exposto, não posso deixar de explicitar que 90% das pessoas que visitam a exposição do MNAA não sabem bem ao que vão e saiem dali sem ter aprendido nada. Fala-se muito da iliteracia dos portugueses, mas é maldade expô-los desarmados perante uma “Custódia de Belém”, os “Painéis de S.Vicente”, os “Biombos Namban”, o ”Mapa de Cantino”, a “Adoração dos Reis Magos”, e mais ainda a todo o material “Indo-Português”, “Luso-Nipónico”, “Africano de influência Portuguesa” etc., etc., sem adequado e simplificado e necessariamente bem feito enquadramento textual e visual. Neste sentido, o MNAA, repartição pública onde uns desgraçados nem se importam se a exposição “tem saída ou não”, o mais pesado dos museus portugueses, et pour cause, foi um sítio mal escolhido.
Ao público americano talvez não fosse preciso explicar muita coisa. Ao português é preciso explicar tudo. Por exemplo:

O português não sabe que os Painéis são uma das galerias de retratos mais importantes e fascinantes da história da pintura europeia. Os Painéis são uma espécie da Amália da pintura portuguesa, e pronto! Desconhece que há mais pintura de Nuno Gonçalves. Que esta pintura dialoga e muito com a pintura contemporAnea europeia. Não sabe que Francisco de Holanda (quem?) equiparou este pintor aos grandes da Europa, Leonardo, etc.

O português não sabe que a Custódia de Belém foi feita pelo mesmo homem que escreveu o Auto da Inês Pereira, poeta bilingue curiosamente citado nas antologias da grande poesia castelhana do virar de século – XV-XVI. De Gil Vicente falamos. A Custódia, cuja iconografia esculpida no ouro merecia um romance mais extenso e mais bem escrito que o Código Da Vinci, explicita na bordadura da base – a sua origem, o 1º tributo em ouro recebido por D.Manuel do seu nascente império – africano!

O português desconhece ou não sabe ler o achado curioso de na “Adoração dos Reis Magos” aparecer o Rei Baltasar como um índio americano, muito bem caracterizado. Há aqui a qualidade intrínseca da pintura, muito boa, e este adicional e sumamente exótico sinal dos tempos.

A pintura "Chafariz d'El Rei na Ribeira Velha" mostra sobretudo a presença marcante do negro na sociedade lisboeta de final do século XVI. Que tal ressaltar devidamente isto?

Depois o portugês perde-se na leitura do mapa de Cantino em comparação com o modelo Ptolomaico, apenas 22 anos anterior, onde aparece um novo continente de Norte a Sul no Ocidente, e os mares começam finalmente a ganhar um espaço e uma dimensão verosímil, e África já é África.

A secção brasileira quer mostrar... o quê?

Todo o material iconográfico "Indo-Português", "Sino-Português", "Luso-Nipónico", etc. não é traduzido para português “corrente” e então ficamos uma vez mais pela exibição iterada de curiosidades e “muitas coisas giras”...

Etc., etc.

Claro que o Catálogo dos 40euros foi comprado -  embora o Multibanco já tivesse fechado e portanto ou tinha numerário ou então "desculpe lá"  - e parece ter textos eruditos muito interessantes, mas... enfim, era este o objectivo, no que a Portugal diz respeito? Se a exposição americana era mesmo só isto não era possível reformulá-la para “nós”, os interpostos sujeitos deste passado “glorioso”?

Que ganhou Portugal, este Portugal feito pelos portugueses que eu vi distraídos atender o telemóvel e a arrastar as criancinhas por entre jóias e jóias da inseminação natural portuguesa por todo o mundo dispersa, com os milhões gastos em trazer – refazer – esta exposição cá? Pouco, muito pouco, praticamente nada.


Termino com uma das frases do Catálogo dos 40 euros: “Os marfins sapi-portugueses identificados até à data incluem dez colheres e três garfos.” Daqui fazia-se um excelente painel explicativo de como os portuegues interagiram durante séculos com o artesanato da África Ocidental. Até porque talheres há poucos mas saleiros sapi-portugueses há mais de sessenta! Mas não...

Termino com um excerto do tal guia breve e simplificado de euro e meio: "Totalmente realizado em diversas chapas de tartaruga polida, este prato fundo encontra-se documentado desde 1596 no inventário do Arquiduque Fernando II do Tirol, onde é classificado de indiano."

LNJ

"Não podendo falar para toda a terra
direi um segredo a um só ouvido."


Luiza Neto Jorge, A Lume in Poesia

MNAA enquanto repartição pública.

Havia muito a dizer sobre a minha visita à exposição Encompassing The Globe - Portugal e o Mundo nos Sécs. XVI e XVII - que termina a sua apresentação ao público no Museu Nacional de Arte Antiga a 11 de Outubro.
Acontece ser o MNAA uma repartição pública da pior espécie, com seguranças e funcionários ansiosos por que as 18h cheguem, e escorraçando o pessoal rapidamente para que todos possamos ir à vidinha, que isto das exposições é umas horas e nada de especial aqui acontece. Assim, meus amigos, quase apetece dizer - privatizem-me o museu!

quinta-feira, outubro 01, 2009

2

Carlos Bica é o melhor jazzman e este tema sai do seu último disco.


1

Stevie Wonder, 1976, Songs in the Key of Life. Com uma ajuda nas teclas de H Hancock.




30

Os Saravah Soul são um misto anglo-brasileiro que apareceu em 2008 na Tru-Thoughts - "funk e saravah", como é o título dum dos outros temas deste disco de estreia.


29

Uma curiosidade duma colectânea de B's da banda electrónica alemã mais interessante dos últimos 15 anos, Mouse on Mars.


28

Billy Bragg em 1984 a lutar contra M Tatcher como então só ele sabia! "You poor take courage / You rich take care"




The long way home

John Cale, Carl Hancock Rux, Crystal Castles, DJ Shadow, Roisin Murphy, Jill Scott, Urban Dreams, Brian Eno, Digable Planets, Kassin+2, Fragile State, Stevie Wonder.

Lá fora ou cá dentro?

"Gustavo: por favor espere-me fora!"

in fila para pagar in FNAC, Norteshoppping.