segunda-feira, setembro 29, 2008

Callicida Rojo


Así me tienen en tratamiento... dos veces al dia!

Etiquetas:

António Barahona

"A minha filha, que tem dois anos, saiu comigo esta manhã. Quan-/ do encontrámos uma árvore, fomos sentar-nos à sombra. Ela/ apanhou flores, folhas secas e uma noz. Sorrimos um para o/ outro. A luz era muito intensa e não vinha exclusivamente/ do Sol."


de António Barahona, in "O Sentido Da Vida É Só Cantar", Ass&Alv, 2008

Etiquetas:

sexta-feira, setembro 26, 2008

1981 Discipline


Os King Crimson, grupo sinfónico atípico dos anos 70 liderado por Robert Fripp, reaparece em 81 com não só um novo line-up mas sobretudo uma nova sonoridade. Que não é tão nova assim, pois trata-se de um alinhar pelas novas correntes de inspiração africanae asiática que Brian Eno, Talking Heads, etc. estavam a oferecer ao mundo.
O som é violento q.b., preciso até ao detalhe, frenético. O sinfonismo espreita aqui e ali, em momentos de maior calmaria, e as frippertronics são afinal apenas um descendente muito especial de todas as guitarras sinfónicas tidas na década anterior. Mas, ó que especialidade, ó que distorção. Mais Adrian Belew. E curiosamente a batida africana, a bateria sobrenatural é fornecida por um ex-Yes, Bill Brufford! Quem diria!
Disco a ouvir e reouvir, sendo que alguns dos temas são hoje já clássicos, como "Thela Hun Ginjeet".

Etiquetas:

domingo, setembro 21, 2008

Contra o Barcelona...


Por ex. até o Fernando Santos teria feito melhor...

Etiquetas:

Steiner outra vez


No meio da leitura de "Os Livros Que Não Escrevi", não consigo deixar de comentar a "enormidade" de cada um dos sete capítulos que compõem este livro. Visto o título pôs-se a hipótese de se tratar de "pecatta minuta". Não: cada capítulo é um labirinto de referências, de caminhos, de in-soluções.
Posso já referi que a leitura do 2º capítulo "Invidia" é(-me) uma difícil e dolorosa travessia. E que o 3º capítulo ("As Línguas de Eros") começa assim: "O que é a vida sexual de um surdo-mudo? Segundo que incitações e a que ritmo (...)"

Etiquetas:

BSS


"Mas é saudável ouvir um colectivo português participar, no momento exacto, nas transformações do mundo,..."
Assim se referia o "Ípsilon" anteontem ao novo disco e 1º LP dos Buraka Som Sistema, "Black Diamond".
Frases como esta são patetas. O êxito online e on the road "lá fora" não pode ser garantia de qualidade, tipo "eles lá fora não se enganam!"... O que não quer dizer que o disco não venha a ser bom... até pela muita participação do Kalaf... A ouvir que ainda não se ouviu.

Etiquetas: ,

Neve

Lido o último livro de Pamuk.

Etiquetas:

Saving Wall Street


Eis afinal os dois homens mais poderosos do mundo - porque hoje o mundo é o dinheiro que nele há/acontece.
São Henry Paulson, secretário de estado do Tesouro, e Ben Bernanke, o chefe da Reserva Federal. Vão salvar a economia americana com uma injecção de 700 biliões de dólares.
Os equivalentes portugueses são o Mário Lino e o Vitor Constâncio...

Etiquetas:

terça-feira, setembro 16, 2008

The Watchmen


Finalmente li os famosos "The Watchmen", de Alan Moore e David Gibbons.
Possivelmente a série - 12 nºs - ganharia se a alimentação tivesse acontecido mais pausadamente. Trata-se de um comic com muito intertexto, narrativas cruzadas, viagens para trás e para a frente com referências nem sempre muito óbvias, etc., etc. Chega-se ao fim compulsivamente para atingir o estado de overdose.
Esclareça-se ser "The Watchmen" unanimemente considerada dos melhores comics de sempre e uma influência fundamental para os últimos vinte anos de Comics. Estou plenamente de acordo.

Etiquetas:

segunda-feira, setembro 01, 2008

Férias

Ou isso...

Etiquetas: